Fundação Rio Verde
Show Safra debate Agricultura Familiar durante Fórum na sexta
25/03/2019 às 10h39
Por: Suzana Machado/BW Comunica

O Show Safra BR 163 abre espaço para as discussões em torno da Agricultura Familiar, na programação de sexta-feira (29), a partir das 08h, no auditório da Fundação Rio Verde.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, de Lucas do Rio Verde, Márcio Albieri, destaca que a parceria com a instituição ocorre no decorrer do ano todo. “Dentro da Fundação, temos um espaço onde realizamos experiências, plantamos variedades, desenvolvemos novas tecnologias e transferimos as informações e os resultados positivos ao agricultor familiar. E durante o Show Safra não é diferente, temos nosso espaço e o evento oferece um olhar diferenciado à agricultura familiar, reconhecendo sua importância dentro da cadeia do agro”, informa Albieri.

Um dos objetivos do Fórum é fomentar a profissionalização do pequeno produtor, a exemplo do acontece com o grande e médio produtor rural. “O agricultor familiar tem que ter consciência de que ele também precisa parar as atividades do dia a dia, e ir em busca de mais conhecimento para que consigam uma evolução contínua em suas propriedades. Há o tempo de se trabalhar e o tempo de se profissionalizar”, destaca.

A programação do Fórum inclui palestras e oficinas dentro dos canteiros experimentais, com foco para a fruticultura. “Estamos com diversas variedades de frutas plantadas aqui [Show Safra], novas tecnologias e queremos que o produtor volte seu olhar também à fruticultura. Pretendemos lançar um programa específico para esse segmento no município e queremos que o nosso agricultor comece a tomar essa direção. Praticamente todas as frutas que consumimos vem de fora. Logo, se produzirmos aqui, teremos mercado garantido e uma qualidade superior no alimento, levando em conta que essas frutas não passarão por todo o processo de transporte atual até chegar a mesa do consumidor”, observa o secretário.

Será lançado ainda durante o evento o programa “Fábrica Rural”.

O presidente da Fundação Rio Verde, Marino Franz, destaca que a agricultura familiar sempre esteve presente no Show Safra e nos trabalhos da instituição. “Atendemos a toda a cadeia do agronegócio. Nosso intuito é agregar e qualificar o produtor rural independente do espaço que ele ocupe e corresponda dentro da produção regional, estadual e nacional”, finaliza Franz.

O Show Safra BR 163 começa nesta terça-feira (26) e será realizado até o dia 29 de março, na Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde, região médio norte de Mato Grosso. Entre as três feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, o evento movimentou na edição anterior cerca de R$ 1,2 bilhão e recebeu em torno de 45 mil visitantes.

O Show Safra reúne os principais fabricantes de máquinas, implementos, insumos e serviços agrícolas, além de produtos voltados para pecuária, cursos e palestras.

 

Confira a programação do Fórum.

07h30 – Coffe Break

08h – Abertura

09h – Palestra com Nilson Nunes Morais Junior – Dr. Em nutrição Animal pela UFLA/MG

10h – Palestra com William E. S. Fardin – Consultor em produção e nutrição de plantas

11h – Encerramento e sorteio de brindes