Milho: de cobertura de solo a preços que motivam novas descobertas científicas para aumentar a produção
09/03/2020

A cultura era usada antigamente para manter a terra coberta nas entre safras. Nos anos 90 chegou a ter parte despejada em portas de agências bancárias porque não chegava a R$ 3,00 a saca, ou seja, não pagava sequer os custos de produção. Mas hoje é disputada e já tem negócios travados com valores acima de R$ 30,00 a saca.

Atualmente o estado de Mato Grosso produz 32,5 milhões de toneladas de grãos de milho. A média de produtividade é de 106 sacas por hectare, enquanto que nos anos noventa, não passava de setenta sacas por hectare.

Graças a evolução das tecnologias no campo e também pelo empenho da Fundação Rio Verde, instituição de pesquisas, localizada em Lucas do Rio Verde MT que no iniciou trabalhos com milho safrinha e pesquisou intensamente a possibilidade de redução de espaçamento na cultura, as lavouras chegaram a novos níveis.

Segundo o Diretor de Pesquisas da Fundação Rio Verde, Fábio Pittelkow, ainda é possível avançar na produção e na produtividade.

“Hoje temos uma realidade muito promissora a curto prazo de alavancarmos novamente a produtividade média de milho em MT em função destes novos cenários com usinas de etanol de milho e alimento para o gado, o DDG que é a parte que sobra da extração do grão para outras finalidades,” explica o pesquisador.

No dia 18 de março, no Show Safra será abordada a cultura do milho, através de palestrantes renomados para buscar informações de diferentes estratégias agronômicas com objetivo de elevar a produção. Acompanhe a programação completa em

O site Brasilagro.com tem informações sobre a implantação de novas plantas de usinas beneficiadoras do milho. Até o ano que vem, calcula-se que 11 vão estar em atividade.

Leia mais em www.brasilagro.com

Fonte: Luciano Vendrame – BW Comunicação em atendimento ao Show Safra