Show Safra: Historiador debate cenário político e influências na cadeia do agro nesta quarta
20/03/2018

O Dr. Em História Social, Marco Antonio Villa, é o palestrante máster desta quarta-feira (21), no Show Safra BR 163, com a palestra “As explicações do Brasil”, que tem início às 19h, no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT).

De acordo com Villa, o agronegócio várias vezes, por diversos anos, salvou a balança comercial brasileira. Ele ressalta ainda que toda conquista do cerrado foi sem a presença do Estado, ou seja, resultado da migração de pessoas que vieram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, Paraná, passaram por São Paulo e chegaram a Mato Grosso, Goiás e foram ocupando regiões que anteriormente eram consideradas inapropriadas para a agricultura. “É uma verdadeira saga que até hoje não foi trabalhada devidamente, inclusive no campo da história e mostrou que não precisa de reforma agrária para resolver o problema de abastecimento das cidades, como falava a velha tese dos anos 50, 60 e tem alguns que falam até hoje. A questão do abastecimento dos centros urbanos foi resolvida pelo agronegócio, sem reforma agrária que era uma falácia, um verdadeiro fracasso em todos os países, como é agora, só usada politicamente”, defende o historiador.

Villa adianta ao produtor e o público em geral que irá debater sobre a atual conjuntura política e econômica do país, o cenário eleitoral, tendo em vista as eleições presidenciais em outubro deste ano, além de outros assuntos ligados ao agronegócio e sua construção ao longo da história.

Saiba mais sobre Marco Antonio Villa

Marco Antonio Villa é formado em História pela Universidade de São Paulo, na qual também obteve os títulos de Mestre em Sociologia e Doutor em História.

Foi durante 30 anos professor universitário. Atualmente é comentarista da Jovem Pan e do Jornal da Cultura. É também colunista de O Globo, Correio Braziliense, Estado de Minas e da revista IstoÉ.

Está presente nas redes sociais com quase 800 mil seguidores e publica comentários e vídeos em seu blog chamado "Blog do Villa".

Profere palestras há mais de 20 anos em todo o Brasil. Hoje é considerado um dos maiores conhecedores da História Política do nosso país com seus mais de 30 livros publicados, alguns dos quais tornaram-se best-sellers e referências bibliográficas para o estudo da História do Brasil nos séculos XIX, XX e XXI. Muitos de seus livros são citados em teses universitárias no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Fonte: Suzana Machado/Assessoria